sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Washington quer uma saúde pública de qualidade

Uma saúde pública sucateada que levou ao descredenciamento de São Luís junto ao Programa de Saúde da Família, desvalorização profissional e precárias condições de trabalho. Estas foram algumas das denúncias feitas pelos agentes comunitários de saúde para o candidato da coligação Juntos por São Luís, Washington Luiz, em reunião na manhã desta sexta-feira (28).

Para os agentes, que são a porta de entrada da prevenção no Sistema Único de Saúde, a atual administração tem sido omissa e abandonado a população mais carente de São Luís. “Nós trabalhamos sem nenhum tipo de estrutura, sem carro, sem equipamento. E os postos de saúde não funcionam de forma satisfatória. Lá no São Raimundo, por exemplo, há 3 anos não tem atendimento odontológico”, denunciou a vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de São Luís, Elessandra Melo.

Ainda segundo informações do SINDACS há um déficit de cobertura domiciliar em São Luís, e o mais grave, os coordenadores e diretores dos postos pressionam os agentes para que continuem fazendo visitas, para que os dados sejam repassados ao Ministério da Saúde. “Nós somos só 875 agentes para cobrir toda São Luís, e eles ainda nos pressionam para preencher uma quantidade de relatório de visitas por mês, a preocupação deles é com quantidade e não qualidade dos atendimentos. Não querem perder o recurso do Ministério da Saúde. Isso é não ter compromisso com a saúde da população”, relatou a agente comunitária de saúde Angélica.

Após a conversa com os agentes Washington relembrou que sempre defendeu a valorização dos agentes comunitários de saúde. “Vocês sabem que sempre tive dialogo com vocês, quando fui deputado federal o meu gabinete sempre esteve aberto, assim, foi como vice-governador, e assim será quando eu for prefeito”, disse. O petista afirmou ainda o compromisso com a categoria e com a saúde pública de São Luís. “Fico perplexo com os relatos de vocês. Por isso, reafirmo que em nossa gestão vamos cumprir a parte que cabe ao município no SUS que é a prevenção e atenção básica. Vamos fortalecer o PSF e valorizar os agentes, precisamos inaugurar uma nova saúde em São Luís e só poderemos fazer isso com vocês, ouvindo as necessidades dos profissionais da saúde e da comunidade”, comprometeu-se Washington.   

Fonte: assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário